3 de novembro de 2022

Novembro Azul – Como prevenir o câncer de próstata

Cuidados com a saúde para a prevenção do câncer de próstata.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Segundo o INCA, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal e exame de sangue PSA. O exame de toque retal permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, enquanto o exame de sangue PSA mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.

O movimento do Novembro Azul se iniciou em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) quando decidiram alertar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. As iniciativas carregam sempre os símbolos do Movember: moustach + november (o bigode e a cor azul), reforçando a importância da campanha. É comum, também, ver prédios e monumentos serem iluminados com a cor azul em novembro, semelhante ao que acontece em outubro com a campanha Outubro Rosa.

Desta forma, o movimento anual no mês de novembro tem como principal objetivo conscientizar ainda mais a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente, são cuidados essenciais para manter na rotina.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência como a verificação da pressão arterial; hemograma completo; dosagem da glicemia; dosagem do colesterol; testes de urina; atualização da carteira vacinal; verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC); exame da próstata; o check-up regular; e deve-se cuidar também da saúde mental.

Do ponto de vista da prevenção, é importante se certificar que se consuma adequadamente verduras e frutas variadas pois por trás de cada cor estão nutrientes importante para o equilíbrio metabólico e imunológico. Principalmente os fitoquímicos presentes nas frutas e vegetais vermelhos e laranjas garantem a saúde do sistema geniturinário masculino. Devido a sua alta atividade antioxidante o licopeno presente nas frutas vermelhas e no tomate é capaz de diminuir em 32% a incidência de câncer de próstata, portanto, é fortemente recomendado que homens consumam ao menos 3 porções desses alimentos por semana.

Além do licopeno, outros antioxidantes apresentam potencial efeito protetor com ações antioxidantes, anti-inflamatórias sendo capazes de atuar na modulação de processos bioquímicos envolvidos no desenvolvimento do câncer de próstata. No contexto de produtos naturais, as berries ou frutas vermelhas são estudadas de maneira extensiva devido à alta quantidade de polifenóis e compostos antioxidantes presentes nessas frutas. Incluída na familia das berries, a jabuticaba pertence à família Myrtaceae e está amplamente distribuída na região sul e sudeste do Brasil.

Tradicionalmente, o consumo do fruto se limita à polpa, no entanto, a casca da jabuticaba concentra a maior quantidade de polifenóis como taninos, ácido elágico, quercetina, e antocianinas com atividade antioxidante expressiva. Metabody é um extrato seco padronizado em 4 % antocianinas, obtido através da casca da Jabuticaba (Myrciaria jaboticaba) por meio de um processo sustentável, preservando a sinergia natural dos bioativos da matriz vegetal e é indicado para o manejo do peso corporal e controle de glicemia e insulinemia em indivíduos saudáveis, pré-diabéticos e intolerantes ou resistentes à glicose.

Somado ao equilíbrio do perfil lipídico podemos adicionar a ação sinérgica do Cardiolife, um nutracêutico obtido a partir do fruto de Citrus grandis Osbeck (pomelo) e padronizado em 98% de naringina, e é um flavonoide inibidor natural da HMG-CoA redutase, enzima hepática responsável pela síntese de colesterol, e enzima ACAT que tem ação direta na saúde cardiovascular promovendo assim o equilíbrio de funções metabólicas essenciais que auxiliam diretamente na prevenção de câncer de próstata.

A adequada suplementação com compostos bioativos de qualidade como os dos insumos presentes em Metabody e Cardiolife somados a hábitos de vida saudáveis podem melhorar qualidade de vida de homens que se encontrem na faixa etária de maior predisposição ao câncer de próstata impactando positivamente na sua qualidade de vida e longevidade.

Artigos relacionados

28 de junho de 2023

Cuidados personalizados para cada rotina

O mês de maio é sempre lembrado como o mês das mães pois no segundo domingo comemora-se seu dia e como também por ser o […]

Ver mais
28 de junho de 2023

Como proteger sua saúde das variações de temperatura

Saiba mais sobre cuidados com a imunidade. Com o final do verão as temperaturas começam a ficar mais amenas e com essa mudança muitas pessoas […]

Ver mais
28 de junho de 2023

A importância do sono restaurador para o bem-estar físico e mental

Dia Mundial do Sono No dia 17 de Março é celebrado o dia Mundial do Sono, criado pela Sociedade Mundial do Sono nos USA, cujo […]

Ver mais