13 de dezembro de 2022

Dezembro Laranja – Como prevenir o câncer de pele

Cuidados diários que salvam vidas

A campanha do Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promove a conscientização a respeito dos riscos do câncer de pele, orientando a população a manter hábitos adequados de proteção solar (foto proteção) e a realizar regularmente visitas ao dermatologista para obter uma avaliação especializada. Neste ano, a busca pela conscientização tem como foco alertar para a necessidade de cuidados de prevenção permanentes, seja nos momentos de lazer (na praia, nos parques, entre outros), mas também durante a rotina diária, inclusive no dia a dia de afazeres do trabalho com a mensagem central “Não espere até sentir na pele”.

Desse modo, assim como o Novembro Azul tem como objetivo promover a prevenção do câncer de próstata, o Dezembro Laranja serve para que cada vez mais pessoas conheçam o câncer de pele e as principais medidas para evitá-lo. Durante o mês de dezembro, os órgãos da Saúde promovem uma série de ações para levar informações sobre o Câncer de Pele à população. Também é comum que, durante o Dezembro Laranja, ocorram iniciativas de identificação precoce do Câncer, com postos reunindo médicos dermatologistas para exames gratuitos ao redor do Brasil. As ações de conscientização ajudam a tornar as medidas de prevenção do Câncer de Pele mais conhecidas e, assim, reduzir os casos no médio e longo prazo. Afinal, a principal causa do desenvolvimento da doença é um fator que pode ser combatido: a exposição excessiva aos raios solares.

No Brasil, o Câncer de Pele afeta cerca de 200 mil pessoas por ano, e de acordo com os dados do INCA, esse é o tipo de Câncer com mais casos, seguido pelos de Mama e de Próstata. A proporção aproximada é de 80 casos novos para cada 100 mil homens e de 87 novos casos para cada 100 mil mulheres. O perfil mais afetado é o de pessoas de pele clara acima dos 40 anos. Mas atenção: embora o Câncer de Pele costume se desenvolver nessa faixa etária, o INCA aponta que a principal causa é a exposição prolongada ao sol durante a infância e a adolescência, com impactos tardios nas células cutâneas. Além disso, exposição a câmaras de bronzeamento artificial e histórico familiar de Câncer de Pele são fatores de risco.

Para prevenção é recomendado usar o filtro solar corretamente, ou seja, todos os dias, mesmo quando não há exposição direta ao sol. O fator de proteção solar (FPS) recomendado é de 30, pelo menos, mas pode ser maior a depender do tipo de pele.

Um excelente produto para a saúde da pele é o Nano Lightening C, uma vitamina C diferenciada produzida por um processo nano tecnológico, que apresenta potente ação antioxidante e ainda estimula a produção de colágeno. Além disso, outros ativos presentes na linha da Infinity Pharma apresentam bom potencial na associação com protetor solar ou cremes faciais, entre eles, ácido ferúlico e coenzima Q10. É recomendado também roupas e acessórios adequados como bonés, chapéus e óculos escuros. Além disso, algumas roupas têm fator de proteção ultravioleta (FPU). A exposição ao sol deve ser feita com moderação antes das 10h e após as 16h, evitando o intervalo com maior incidência de raios ultravioletas.

Fique atento aos sintomas, observando a sua pele regularmente e, caso note sinais como pintas novas, manchas, descamações e outras alterações, busque um médico dermatologista de confiança.

Artigos relacionados

23 de fevereiro de 2024

Um cuidado para cada necessidade feminina

Nesse mês de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. E nós, da Infinity Pharma, através de nossos produtos exclusivos, buscamos despertar a plenitude e […]

Ver mais
28 de junho de 2023

Cuidados personalizados para cada rotina

O mês de maio é sempre lembrado como o mês das mães pois no segundo domingo comemora-se seu dia e como também por ser o […]

Ver mais
28 de junho de 2023

Como proteger sua saúde das variações de temperatura

Saiba mais sobre cuidados com a imunidade. Com o final do verão as temperaturas começam a ficar mais amenas e com essa mudança muitas pessoas […]

Ver mais