A importância do sono restaurador para o bem-estar físico e mental
Dia Mundial do Sono
No dia 17 de Março é celebrado o dia Mundial do Sono, criado pela Sociedade Mundial do Sono nos USA, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de um sono saudável. O tema deste ano é: “Sono é essencial para a saúde”.
Muito se fala sobre alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos para ter saúde. Mas pouco se fala sobre o sono, que em conjunto com a alimentação e a atividade física formam os pilares essenciais da saúde.
Saúde do Sono
A saúde do sono refere-se à qualidade e quantidade de sono que uma pessoa tem por noite. De acordo com a Fundação Nacional do Sono, os adultos deveriam dormir entre 7-9h por noite, enquanto as crianças e adolescentes necessitam de mais horas de sono por noite. Dormir o suficiente é essencial para ter um sistema imunológico saudável, melhorar a saúde mental e função cognitiva.
É durante o sono que o organismo exerce funções restauradoras, como renovação celular, reparo tecidual, liberação de hormônios, diminuição dos batimentos cardíacos e pressão arterial, regulação da temperatura corporal, consolidação do aprendizado e memória.
A privação do sono, por outro lado, pode levar a uma série de resultados negativos para a saúde, incluindo aumento do risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Também pode causar fadiga, irritabilidade e capacidade reduzida de se concentrar ou lembrar informações.
Privação do sono e suas consequências
No entanto, nos dias de hoje, é muito comum pessoas que sofrem com distúrbios do sono e, consequentemente, sofrem o impacto disso na saúde em geral.
Algumas pessoas se privam do sono de maneira intencional com a expectativa de serem mais produtivas em seus trabalhos ou tarefas rotineiras. Outras possuem hábitos prejudiciais ao sono, como exposição a iluminação artificial em excesso, uso de telas no período da noite (televisão, celular, tablet), atividades agitadas próximo ao horário de dormir.
Todos estes hábitos citados acima são estimulantes e acabam prejudicando a duração e qualidade do sono, que por sua vez, terá impacto na saúde física, mental e social do indivíduo.
Confira abaixo os riscos da privação do sono:
- Ansiedade
- Estresse
- Irritabilidade
- Falha de memória
- Falta de concentração
- Dificuldade no aprendizado
- Baixa imunidade
- Aumento do apetite
- Maior acúmulo de gordura corporal
- Maior risco de obesidade
- Aumento do risco de doenças cardiovasculares
Drogas que induzem o sono e seus efeitos adversos
Com o aumento da população que sofre com os distúrbios do sono, cresce também a procura por drogas sedativas. Porém, elas são acompanhadas de efeitos adversos, como sonolência durante o dia, perda de reflexo, tontura, e até mesmo dependência.
Por entender essa demanda, a Fagron começou a pesquisar produtos que pudessem ser uma alternativa aos benzodiazepínicos, um produto que não causasse esses efeitos colaterais, mas que conseguisse estimular o sono de forma que ajudasse o corpo a se recuperar totalmente, proporcionando mais saúde física e mental
A lavanda é conhecida por suas propriedades relaxantes, mas seus efeitos podem ser potencializados na presença de alguns outros ingredientes, especialmente na forma de óleos essenciais.
Com muita pesquisa, a Fagron desenvolveu junto com a equipe brasileira, um produto com propriedades muito concentradas, e ao mesmo tempo naturais e sem efeitos adversos: a Pinetonina®.
Pinetonina®: Uma alternativa natural
A Pinetonina® é um fitocomplexo derivado de um blend especial de óleos essenciais, no qual destaca-se a lavanda. Pinetonina® é indicada para:
- Melhora o sono
- Relaxamento
- Redução do estresse
- Redução da ansiedade
- Promover o bem-estar
Sua aplicação ocorre via intra-nasal, região extremamente vascularizada, que permite rápido acesso ao sistema nervoso central, em que modula a atividade de neurotransmissores excitatórios, como o glutamato. Além disso, os estudos clínicos da Pinetonina® também mostraram redução de ondas cerebrais do tipo beta e aumento das ondas cerebrais do tipo alfa, relacionadas ao estado de alerta e relaxamento, respectivamente, assim como atua na redução do cortisol, conhecido como hormônio do estresse.
Pinetonina® pode ser utilizada antes de dormir ou durante o dia quando sentir necessidade.
Concomitante ao uso da Pinetonina®, a adoção de alguns hábitos, conhecidos como “Higiene do Sono” também podem auxiliar, confira abaixo:
- Horários definidos para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana
- Não consumir bebidas estimulantes à noite (café, refrigerante, álcool, chá verde, chocolate)
- Ficar longe das telas pelo menos 1h antes do horário de dormir
- Fazer uma refeição leve no jantar
- Praticar atividade física regularmente, respeitando um intervalo de 4h antes do horário de dormir
- Evitar cochilos durante o dia
- Manter o quarto escuro e silencioso
- Usar roupas confortáveis para dormir
- Não usar a cama para trabalhar/ estudar
Aproveite o Dia Mundial do Sono para avaliar como está o seu sono. Se estiver precisando melhorar a qualidade, conte com Pinetonina®! Afinal, sono é essencial para a saúde e bem-estar!
Artigos relacionados
Cuidados personalizados para cada rotina
O mês de maio é sempre lembrado como o mês das mães pois no segundo domingo comemora-se seu dia e como também por ser o […]
Ver maisComo proteger sua saúde das variações de temperatura
Saiba mais sobre cuidados com a imunidade. Com o final do verão as temperaturas começam a ficar mais amenas e com essa mudança muitas pessoas […]
Ver maisCuidados personalizados para a saúde feminina
Mulheres Inovadoras O mês de março é conhecido mundialmente como o mês da Mulher em referência ao Dia Internacional da Mulher que em 2023 comemora […]
Ver mais